sexta-feira, 16 de julho de 2010

Panteão Garganta


Hellanos
Deus da Luz, Deus Sol, é o Patriarca entre os Deuses. É o representante da bondade existente entre os homens, portador da luz, combatente das trevas. É o deus mais venerado entre os humanos. Seu símbolo é um sol cortado pela metade. Os seguidores de Hellanos costumam saudar com a mão estendida fazendo um gesto simbolizando o Sol. As cerimônias religiosas dessa divindade são sempre viradas para a posição do Sol preferencialmente de manhã. Costuma-se reverenciar o surgimento do Sol no amanhecer, o Olho de Hellanos que por todos zela.
Toriallin
Deus da Guerra, Os sinais de Toriallin são o Trovão e a ventania. Os guerreiros costumam fazer suas preces a este deus para que lhes conceda vitória em batalha. Para os seguidores de Toriallin, a vitória em batalha significa dignidade e prosperidade. O pensamento de que o mundo deve ser governado pelos mais fortes ou mais hábeis é comum entre seus seguidores.
Aliadannan
A mão suave, Deusa da Magia, patrona dos Astros e planetas. Seu símbolo é uma mão aberta com uma Estrela. Seus seguidores costumam se dedicar á astrologia e magia. Acreditam que a magia arcana provém da manipulação das energias do cosmos, que emana de Aliddanan. Seus sacerdotes mais altos vestem o vermelho e tem uma estrela tatuada na mão direita.
Hefízines
Deus da Morte e dos mortos. O guardião dos portões do mundo inferior. Hefízzines aprisiona no Monte dos Mortos, as almas das criaturas mortas que não foram escolhidas para habitar o Apogeu. Hefízines é adorado por necromantes, muitos dos seus seguidores o fazem parat tentar burlar a morte e controlar mortos vivos.
Shaades
A Folha Suave, Deusa de natureza. Rege os campos e florestas, os animais silvestres e criaturas feéricas. É irmã de Aliadannan,enquanto uma rege o céu, esta rege a terra e seus frutos. Deusa mais venerada entre o Elfos, é também conhecida como Lólindir. Acredita-se que na Agrestia das Fadas a influência de Shaades seja mais forte do que qualquer outro deus.
Zhariallin
Irmão de Toriallin, é o deus das Trevas. Caracterizado como um demônio com um crânio negro e um único chifre, Zhariallin representa o poder, a corrupção e a escravidão. Seus seguidores são cultístas fanáticos. É comum o sacrifício de seres mortais como forma de reverência a este deus.
Esódiros
Deus da Cura, simbolizado por uma serpente branca, Esódiros é um deus bondoso. É um dos mais populares entre os humanos, seus clérigos costumam levar a cura, assim como saneamento e limpeza para todas as comunidades por onde passam.
Thendalisên
Deus da Pestilência é a contraparte de Esódiros. É o Senhor das injúria e das doenças contagiosas, dos membros decepados, da cegueira e da surdez. Seus clérigos tem prazer em ver suas vítimas definharem aos poucos e cotumam deixar corpos apodrecidos em seus temploscomo sinal de adoração ao Thendalisên.
Shantra
Deusa do Mar, abençoa e protege as criaturas do mar, assim como os navegantes. É comum encontrar templos de Shantra em todas as cidades litorânea, e é uma tradição os a céu aberto templos terem alguma conexão com a água do mar, usada em rituais de bênção.

Nenhum comentário: