quarta-feira, 18 de maio de 2011

D&D 4E - Quest

Um dos elementos mais importantes do RPG é o conceito de "Aventura" que se define de diversas formas, mas o principal elemento é o mesmo de qualquer boa trama independente da mídia, o surgimento de um problema. Geralmente a aventura é o desenrolar da história em direção á resolução do mesmo.

No RPG estilo D&D é comum que a solução desse problema repercuta em diversos problemas menores no trajeto que podem ser pequenos encontros, puzzles, diálogos com NPCs, mistérios ou combates em larga escala. É justamente nesses miolos da aventura que novas sementes vão surgindo e naturalmente “abrindo” a possibilidade de novas aventuras. Ajudando o DM a organizar a sua vida o D&D 4E implantou o simples método de Major Quest e Minor Quest, sendo Major a aventura principal e Minor ganchos secundários que ocorrem no meio da coisa. Há uma recompensa de XP para o grupo ao completar cada Quest, igual a um encontro de mesmo nível do Quest.

A quantidade de Quests que podem ir se abrindo durante a aventura principal é infinita, e depende só dos jogadores. Seguir ou não um Quest é simplesmente uma decisão do grupo, claro. No nosso caso, mesmo com pouco tempo de jogo, já temos vários Minor Quests abertos além do Major Quest, que é o tema inicial da aventura. Muitos dos Quests são relacionados aos Backgrounds dos personagens, mas contam como XP para o grupo todo que auxiliar no cumprimento daquele objetivo.

Bom, em termos práticos para o nosso grupo, resolvi implantar os Quests em aberto, em cartões que vão ser distribuídos na mesa do FG2. Acho que isso vai ajudar no Roleplay do grupo e na organização das infinitas atividades dos jogadores conforme vamos mergulhando na campanha, principalmente para refrescar a memória entre as pausas prolongadas quando não podemos jogar num fim de semana ou outro. O surgimento e desaparecimento desses Quests vais ser dinâmico, e é mais do que recomendável que os próprios players sugiram Quests que lhes interessem no decorrer do jogo, ou para seções futuras. Os personagens é que mandam na aventura!

Cliquem a imagem abaixo, ela contém os cards abertos com todos os Quests da nossa Party. Nice hey? Abraços e até a próxima aventura!


Nenhum comentário: